7.8.12

PARANAPIACABA



No último final de semana, resolvemos ir à Vila de Paranapicaba para participar do Festival de Inverno. Depois de um sábado gelado e com neblina que impossibilitava a visão de qualquer paisagem, acordamos com o sol iluminando o vale onde está localizada a Estação Ferroviária de Paranapiacaba, palavra que em tupi guarani significa “lugar de onde se vê o mar”.

Esta vila foi construída como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens  São Paulo Railway -Estrada de Ferro que possibilitava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e, vice-versa.

Aproveitando o dia ensolarado, fomos visitar os pontos históricos da vila. Um deles, o Museu do Castelo, é um prédio que foi construído na colina mais alta da Vila por volta de 1897, para ser a residência do engenheiro-chefe que gerenciava o tráfego de trens na subida e descida da Serra do Mar, o pátio de manobras, as oficinas e os funcionários residentes na vila.

Nossa surpresa durante a visita foi descobrir que as cores utilizadas nos diversos ambientes  eram baseadas na cromoterapia, prática já comum nas residências de alto padrão da Inglaterra do século XVIII.
Na sala de reuniões para receber os ferroviários e fornecedores entre outros, as paredes são vermelhas para que a permanência das pessoas fosse o suficiente para resolver o assunto em questão.
No escritório privativo, onde eram recebidos os engenheiros, o verde intenso nas paredes para ajudar na concentração. Além disso, no centro do piso de madeira uma rosa dos ventos e no teto as ripas de madeira convergindo para o centro do mesmo, faz com que as pessoas ali presentes mantenham a atenção.
No dormitório do casal e no dormitório das crianças, o azul para tranquilidade durante o descanso.
No restante dos cômodos, as paredes foram pintadas  com um bege bem clarinho.
Enfim, como é bom  aprender um pouco mais! Valeu o passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário