8.9.14

Materiais: retificado ou bold?


Apesar de aparentemente ser um assunto "batido", continuo encontrando pessoas que não sabem a diferença entre acabamento retificado e bold em lojas de revestimentos onde nem sempre as informações são corretas ou que satisfaçam as necessidades do cliente.

Acabamento retificado
Então, vamos lá.

Quando se fala em piso retificado ou bold, está se falando em acabamento de bordas.

Tanto a cerâmica quanto o porcelanato podem ser retificados. A diferença é que o revestimento retificado passa por uma etapa a mais no processo de fabricação que é o corte de suas laterais com uma serra de diamante o que deixa suas bordas mais retas e consequentemente mais alinhadas. Isto faz com que seu preço final seja mais alto.

Este acabamento permite que o assentamento das peças seja mais próximo, ou seja, as juntas de dilatação  serão de até 2 mm no máximo o que deixa o ambiente esteticamente mais bonito. Também devido à menor quantidade de material a ser utilizado no assentamento, podemos utilizar o rejunte epoxi  (que evita a proliferação de mofo nas paredes do banheiro, por exemplo).

Borda redonda
Já no acabamento "bold" (também chamadas de "bordas planas"), as laterais apresentam um arredondamento nas bordas das peças o que faz com que as juntas de dilatação tenham que ter entre 3 e 8 mm de distância. Desta forma, o rejunte fica mais aparente o que combina muito bem com ambientes mais rústicos.

Na hora da escolha, não deixe de levar em consideração o ambiente onde o revestimento vai ser instalado, bem como seu entorno. Se por exemplo o ambiente está num local onde existe a possibilidade de se trazer areia ou pedriscos no caminhar, pensar em porcelanato pode não ser a melhor solução porque esse material vai riscar o seu piso.

Na hora da manutenção de seu revestimento, não esqueça de seguir as recomendações do fabricante. E, no dia a dia o básico: vassoura ou aspirador para tirar o pó, um pano umedecido com detergente neutro e um pano seco para finalizar.

E, jamais utilize solventes, materiais que possam riscar o piso e/ou produtos ácidos ou alcalinos.

Espero que o material tenha sido útil para você.,

Sua opinião é muito importante para mim. Me conte o que você achou!



Nenhum comentário:

Postar um comentário