15.12.11

Símbolos do Natal - Guirlandas

 

Entre os símbolos de Natal, aquele que primeiro aparece, é o da porta de entrada: A Guirlanda.

Este símbolo, já era utilizado pelos nossos antigos ancestrais que durante o inverno pegavam galhos de pinheiro (a única planta que permanece verde nessa época do ano) e, trançavam uma guirlanda de formato redondo, que significava o ciclo das estações do ano. Em torno dela, eram colocadas velas que eram acesas durante rituais ao Deus da Luz, onde era pedido que ele fizesse a terra girar de volta à direção do Sol para que os dias voltassem e a noite fosse embora.
 
Na Roma antiga, oferecer o ramo de uma planta significava um voto à saude da pessoa o que levou ao hábito de enrolar os ramos em uma coroa e expô-la na porta da frente das moradias para favorecer a saúde de todas as pessoas que lá moravam.

No Egito, eram colocadas nas portas dos templos, usadas como adornos de cabeça, como enfeites de festividades religiosas, simbolizando um chamamento para  os Deuses.

Na Idade Média, eram usadas nas portas como proteção contra bruxas, demônios e má sorte.

Já no Século XVII, colocar uma guirlanda na porta externa da casa, ao lado do brasão da família, simbolizava que aquele lar era um local onde se comemorava o nascimento de Jesus.

Na Índia, até hoje usam-se guirlandas de flores em espiral para envolver os noivos com elas e pedir proteção e prosperidade ao casal.


Hoje, a guirlanda continua sendo um símbolo de proteção, de paz, de prosperidade, evolução e recomeço.

Não importa a cor, o tamanho, o material, o que vale é a mensagem que este símbolo nos traz: Seja bem-vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário