6.12.11

Bambu

Quando eu escuto falar de sustentabilidade, produto ecologicamente correto, não posso deixar de lembrar do BAMBU.

O bambu é uma planta da família das gramíneas que tem sistema radicular de sucessivas brotações que permite infinitos cortes.

Ele existe de forma nativa em todo o mundo exceto na Europa.

Existem vários tipos de bambu como por exemplo o Bambu Gigante, originário da Malásia e raro no mundo que serve na construção civil e quando cortado na horizontal, é usado como balde ou vaso. Tambem chamado de Bambu Balde.

Outro tipo é o Bambu Maciço, que tem a cavidade reduzida, é nativo da ìndia e da Birmânia, e utilizado até na construção de pontes devido a sua resistência. Tambem é conhecido como Bambu-de-caniço ou Bambu-de-pescador.

Dentre tantas variedades, um bastante interessante e diferente é o Bambu Preto, originario da China e do Japão e que é utilizado na confecção de bengalas e cabos de guarda chuva.

O Bambu é uma planta que tem força de tração paralela à do aço, é mais leve que a madeira e é flexível o que permite a construção de formas curvas, orgânicas.

 
Ele precisa ser tratado para ter mais durabilidade  e ser mais eficaz. Em seu estado natural, ele será atacado por brocas e cupins com o tempo.

Ele está sendo utilizado na construção civil, no revestimento de paredes, forração de pisos e tetos, construção de móveis, fabricação de instrumentos musicais, peças de decoração, peças de vestuário, utilitários domésticos e, até na fabricação de cases de celular.



Uma curiosidade: depois do ataque a Nagasaki, o bambu foi a primeira planta a crescer novamente!


Para terminar, não confunda o Bambu da Sorte, Símbolo da Sabedoria Chinesa, com o que nós apresentamos acima. 

Este, não é da família das gramíneas e sim das dracenas. Ele é tido como uma das curas no Feng Shui. Dizem que traz muita paz e faz a energia positiva crescer em sua casa. Forte símbolo de boa sorte, saúde e prosperidade e dependendo do local onde ele é colocado e número de hastes no arranjo,  fortalece as diversas áreas da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário