5.12.12

HISTÓRIA DO MÓVEL = HISTÓRIA DO HOMEM


O estudo da história do mobiliário nos permite conhecer e compreender os diferentes modos de vida dos povos. Ele representa sua cultura, hábitos, ofícios e talentos de cada um.
Como exemplo dos mais significativos, temos os móveis de assento ou da cadeira que tem uma longa e contínua história na Europa Ocidental, enquanto que no Oriente Próximo, são diferentemente exóticos na Índia e na China e só eventualmente empregados no Japão.

 
 

 

À esquerda, trono de madeira que foi confeccionado com uma madeira chamada zitan que é extremamente rara e muito valorizada. Por todo o objeto foram esculpidos dragões (cinco ao todo) que simbolizam a nobreza do imperador. Nicholas Chow, chefe do departamento de arte chinesa de Sotheby's, disse que este trono foi realmente usado pelo imperador Qianlong, que conduziu a China entre 1736 e 1795.

É bom lembrar também que o termo “MÒVEL” passou a ser utilizado devido ao fato de que por uma questão de hábitos de mudanças temporárias de moradia de algumas populações,  estes eram construídos de maneira que pudessem ser facilmente transportados de um lugar para o outro.
 
Como vocês podem notar o estudo da história do mobiliário além de nos trazer mais conhecimento, amplia nossa sensibilidade e proporciona prazer estético.

Venha conhecer uma síntese desta história.



É do Período Neolítico, também conhecido como a Idade da Pedra Polida, fase da pré-história entre 12 mil e 4 mil anos AC os primeiros sinais de utilização de mobiliário pelo homem.

As casas construídas com pedras, começam a apresentar construções internas feitas com as mesmas pedras  usadas no exterior que nos lembram  móveis tais como prateleiras, mesas, bancos, etc.

Isto acontece quando o homem começa a deixar de ser nômade e passa a desenvolver a agricultura, a domesticação de animais, formação das primeiras comunidades, economia de trocas, desenvolvimento da arte cerâmica, desenvolvimento dos rituais religiosos, práticas culturais e artesanais. Começam a surgir novas formas de organização social levando à criação das primeiras instituições políticas.

Este período termina com o desenvolvimento da escrita da Suméria (região da Mesopotâmia)
Em breve estaremos postando a continuação desta história...

Bibliografia: Compilando e sintetizando dados na internet alguns blogs, artigos de Evelize Maria Dittrich da Silva, apostilas e livros de estudo.

2 comentários:

  1. quando termina a historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminar a história não será possível porque o ser humano pensa e cria a cada segundo do dia. Estou devendo a continuação e tenho material para postar, quem sabe, em breve. Falta organizar.....
      Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir